Tiago Monteiro bateu o recorde do Circuito do Estoril para um carro de produção de tração dianteira com pneus de estrada com o Honda Civic Type R. O piloto português estabeleceu a nova marca em 2m01.84s.

“Viemos aqui com o objetivo de bater o recorde anterior, mas nunca se pode dar nada como garantido – quero dizer que é uma volta para recorde e não é uma tarefa fácil. É preciso ter confiança suprema no carro para atacar o Estoril e o novo Type R é muito poderoso, suave e dá confiança. Batemos o recorde da volta; na verdade, esmagámos o recorde.”

O novo recorde do Estoril é o quarto dos cinco recordes de pistas famosas que o novo Honda de «H» vermelho quer estabelecer no seu Type R Challenge 2018. Antes da pista portuguesa, o desportivo de produção com 315 cv de potência bateu as marcas de Magny-Cours, Spa-Francorchamps e Silverstone – falta-lhe agora Hungaroring.

Tiago Monteiro acrescenta que “o Type R é muito estável, tem uma eficiência em travagem muito boa e um motor fantástico” como se de “um carro de corrida” se tratasse: “Na pista é fácil esquecer que é um carro de estrada normal, mas depois podemos conduzi-lo até casa.”