Daniel Ricciardo vai ser piloto da equipa de Fórmula 1 da Renault em 2019. O piloto australiano deixa a Red Bull no final de 2018 após cinco temporadas na equipa.

“A Renault Sport Formula One Team tem o prazer de confirmar que Daniel Ricciardo irá juntar-se à equipa a partir da época de 2019. Ele vai fazer equipa com o atual piloto Nico Hulkenberg”, comunica a construtora francesa de forma formal acrescentando que o piloto australiano de 29 anos se vinculou “para os próximos dois anos”.

Daniel Ricciardo também se pronunciou sobre a ida para a Renault.

“Foi provavelmente uma das mais difíceis decisões da minha carreira até agora. Mas pensei ser a altura para eu encetar um novo e refrescante desafio. Sei que há muito pela frente para permitir à Renault atingir o objetivo de competir ao mais alto nível, mas tenho ficado impressionado pelo seu progresso em apenas dois anos e sei que sempre que a Renault esteve no desporto eventualmente ganhou. Espero poder ajudá-los nesta jornada e contribuir dentro e fora da pista.”

Pouco antes do anúncio da Renault da entrada de Ricciardo em 2019, a Red Bull tinha comunicado que o piloto australiano “informou que sairá da equipa no final da época de 2018” com Christian Horner a agradecer-lhe a desejar-lhe sorte.

“Respeitamos totalmente a decisão do Daniel de deixar a Aston Martin Red Bull Racing e desejamos-lhe o melhor para o seu futuro. Queremos agradecer-lhe pela sua dedicação e pelo papel que desempenhou desde que se juntou á equipa em 2014 sendo os pontos altos, claro, as sete vitórias e os 29 pódios que consegui connosco até agora.”

O diretor da Red Bull acrescenta que a equipa vai agora “avaliar as numerosas opções disponíveis” para escolher o “piloto que fará dupla com Max Verstappen na época de 2019”, mas frisa que ainda há nove corridas para fazer neste ano: “Estamos totalmente focados em maximizar todas as oportunidades para o Max e o Daniel no que resta da temporada.”

[artigo atualizado]