O estoniano Ott Tanak (Toyota) é o líder do Rali da Finlândia, concluída que está a primeira etapa da oitava prova do Campeonato do Mundo (WRC), uma maratona de 11 especiais,num total de 126,37 quilómetros cronometrados.

Tanak fechou esta sexta-feira com uma vantagem de 5,8s sobre Mads Ostberg (Citroën), com o norueguês da Citroën a manter acesa a luta pela vitória na prova, enquanto Jari-Matti Latvala (Toyota) é terceiro classificado a 23,1s do seu companheiro de equipa.

Já os dois principais favoritos na corrida ao título mundial, o belga Thierry Neuville (Hyundai), líder do WRC e o francês Sebastien Ogier (M-Sport Ford), estão muito atrasados na luta pela liderança do Rali da Finlândia.

Ogier ocupa a sexta posição da classificação geral a 58,9s de Tanak, enquanto Neuville, fecha o top 10 a 1m57,7s do topo da classificação, depois de ter tido uma saída de estrada na 5.ª especial do dia, que o fez perder algum tempo.

Sábado tem lugar a segunda etapa do Rali da Finlândia,com mais oito especiais, enquanto a terceira etapa, a mais curta, conta com quatro especiais e decorre no domingo.