Um novo filme de “Matrix” está a ser pensado pela produtora Warner Bros, que pretende regressar à história apresentada nos anos 90, segundo revela o The Hollywood Reporter.

O projeto ainda está nos seus primórdios, mas poderá contar com Zack Penn (de "os Vingadores" e "Hulk") para escrever uma primeira versão da história.  

Michael B. Jordan foi pensado para o papel principal do filme, no entanto a informação não foi confirmada.

Até ao momento, Lana e Lilly Wachowski, realizadoras do filme original, não estão envolvidas no novo projeto de “Matrix”, mas a produtora não descarta a participação das irmãs nesta nova versão.

Keanu Reeves não descarta também voltar a fazer parte do elenco, na condição das irmãs Wachowski estarem envolvidas no projeto.

Elas terão que o escrever e produzir e depois então vemos como será a história. Mas sim, seria estranho, mas por que não?”, revelou o ator ao site Yahoo Movies.

O primeiro filme foi lançado em 1999 e apresentava a história da personagem Neo, interpretada por Keanu Reeves, um programador que descobriu que o mundo em que vivemos não passa de uma simulação e que o planeta Terra passou a ser controlado por máquinas.

A história criativa e inovadora pelos seus efeitos (incluindo o "tempo de bala" em câmara lenta) conseguiu alcançar a maior bilheteira no mundo inteiro. Para além de Reeves, Laurence Fishburne, Carrie-Anne Moss e Hugo Weaving integravam o elenco do filme icónico de ficção científica.

Depois do original, seguiram-se mais duas sequelas do filme: “Matrix Reloaded” e “The Marix Revolutions”, em 2002 e 2003, respetivamente.