Jodie Foster já tem uma estrela com o seu nome no Passeio da Fama de Hollywood, em Angeles. A atriz não escondeu a emoção e a nostalgia que a invadiu na cerimónia, que partilhuo com Kristen Stewart, amiga e colega de profissão há vários anos.

Cresci a poucos quarteirões de Hollywood Boulevard e todos os dias atravessava o Passeio da Fama, e mesmo sem querer pensava: será que algum dia também vou ter uma estrela aqui?”, disse a atriz na cerimónia desta quinta-feira, perante uma vasta plateia de fãs.

Jodie Foster admitiu, à revista People, que tal homenagem a deixou nostálgica e emocionada por recordar memórias do passado com a mãe.

Isto é nostálgico e um pouco emotivo. Lembro-me das conversas que tinha com a minha mãe, a dez quarteirões de Hollywood Boulevard, e o que isso representa”, disse.

É atriz, realizadora e produtora galardoada com dois Óscares, entre tantos outros prémios, tem sido altamente aclamada pela crítica mundial ao longo dos anos. Em 1989, conquistou o primeiro Óscar na categoria de melhor atriz com o filme “Os acusados” e, em 1992, a sua participação em “Silêncio dos inocentes” valeu-lhe mais uma estatueta dourada.

Foster revelou que já tinha tido oportunidade de ver colocada uma estrela com o seu nome na Passeio da Fama há mais tempo, mas preferiu adiar o momento. A atriz explicou que a homenagem devia surgir como reconhecimento do trabalho e não por um ou outro bem-sucedido. “Não sei porquê, mas era importante para mim, e por isso esperei todos estes anos”, disse.

Sobre a sua carreira como realizadora, Jodie Foster disse nunca ter pensado ser possível, porque no seu tempo tal profissão não era exercida por mulheres. Agora só quer realizar mais filmes.

Ela é de outro nível e fez tudo muito jovem: concluiu a universidade de Yale, ganhou Óscares, tornou-se realizadora, criou a sua família e ainda conseguir manter-se a mesma pessoa”, elogiou Kristen Stewart, que contracenou com a atriz em 2002, no filme “Sala de Pânico”.

“Money monster” foi o último filme realizado por Jodie Foster e em estreia prevista em Portugal a 12 de maio.