O realizador Vasco Lucas Nunes morreu vítima de um acidente de viação, esta sexta-feira, em Los Angeles, cita a agência Lusa.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, lamentou o "falecimento precoce" do realizador que estava radicado nos Estados Unidos há quase duas décadas.

Com o seu talento, Vasco Lucas Nunes contribuiu para levantar bem alto a bandeira de Portugal no mundo", sublinha o Presidente na nota de pesar publicada no site da Presidência, recordando o trabalho do realizador, produtor e diretor de fotografia.

Vasco Lucas Nunes nasceu em Lisboa, a 13 de dezembro de 1974, fez um mestrado no conservatório do American Film Institute e começou a trabalhar em cinema e televisão no início da década de 1990.

Trabalhou em Portugal, Espanha e Alemanha antes de se mudar para os Estados Unidos, onde se viria a fixar, colaborando com os canais CNN Atlanta e Discovery, entre outros.

Alguns dos seus filmes foram premiados no Festival de Cinema Sundance, nos Estados Unidos, como "Dig!" (2004) e "We Live In Public" (2009), ambos incluídos na coleção permanente do MoMa (Museu de Arte Moderna) em Nova Iorque.

Atualmente preparava, entre outros projetos, um documentário ambientalista intitulado "World Ecology", com a participação do ator Leonardo DiCaprio, produzido pela Insurgent Media.