O dia é de luto. Depois do desaparecimento de Nicolau Breyner aos 75 anos vítima de ataque cardíaco, amigos e colegas de profissão continuam a homenagear o ator, realizador e produtor, mas sobretudo o ser humano com quem partilharam tantos momentos.

A atriz Sofia Ribeiro trava neste momento um dos maiores desafios da vida e Nicolau Breyner não deixou de lhe dar apoio quando a notícia foi conhecida. Agora, a atriz partilha a mensagem que recebeu do amigo na altura:

 

Faltam as palavras. Que dia tão triste querido Nico... Oh querido Nico!...Eu sei que mais vale ser alegre que ser...

Publicado por Sofia Ribeiro em  Segunda-feira, 14 de Março de 2016

Cristina Ferreira também deixou a sua homenagem na sua página de internet. A apresentadora da TVI revela alguns dos projetos comuns que ficam agora por realizar.

Há muitos anos que queria fazer um filme comigo. «Vais mostrar a Cristina que ninguém conhece. Eu sei». E dizia isto com uma certeza tão absoluta que eu sabia que o íamos fazer juntos. O tempo não nos deu tempo. E nunca o fizemos por falta de tempo.”

O animador de rádio e comediante Nuno Markl partilhou, na sua página, o momento em que se desiludiu com João Godunha (personagem interpretada por Nicolau Breyner na novela Vila Faia em 1982). Era 1986 e o meu coração estava partido porque a campanha de Freitas tinha Nicolau Breyner e em casa dos pais de Markl todos apoiavam Mário Soares. O animador da Rádio Comercial recorda como conheceu pessoalmente Nicolau Breyner e o turbilhão de sentimentos desse momento. Em 2010, Nuno Markl confessou a sua desilusão de adolescente e Nicolau Breyner retorquiu: “Olha que sou o gajo de direita mais de esquerda que há!”.

Teresa Guilherme escreveu uma última carta ao seu “Nico Querido” e em tom de entusiasta fala da partida do amigo.

Sei que tu sempre gostaste de pregar partidas! Mas esta de nos deixares, sem um adeus, não se faz.”

Para a apresentadora da TVI é e será “um amigo de toda e para toda a vida”. No dia seguinte à notícia da morte de Nicolau Breyner, Teresa Guilherme pede-lhe que espere por ela enquanto faz por aguentar a saudade.

Uma luz como tu não se apaga assim, sem aviso, e deixa tudo e todos na escuridão. Eu sei que vais estar no céu, à minha espera, com imensas novidades para me contares, como sempre! Mas para já estou a ir buscar à minha saudade as muitas e eternas conversas que vou guardar dentro do meu coração”

David Carreira recorda Nicolau como seu pai na novela Louco Amor da TVI e o papel determinante do ator para a sua estreia e carreira na representação. E Tony Carreira sente-se honrado por ter conhecido o ator.

 

Guardo para sempre muito respeito e carinho pelo Nicolau. Foi meu pai na novela "Louco Amor" e também no inicio da minha carreira na representação.Para sempre um exemplo a seguir! #nicolaubreyner

Publicado por David Carreira em  Segunda-feira, 14 de Março de 2016
 

Hoje Portugal ficou mais pobre! Perdemos um grande Português, o Actor, Cantor, Autor, Realizador, Director NICOLAU...

Publicado por Tony Carreira em  Segunda-feira, 14 de Março de 2016