Mesmo a tempo da época de Natal, arquivistas de filmes em Londres dizem ter (re)descoberto um há muito perdido filme de animação de Walt Disney. Trata-se de "Sleigh Bells", de 1928, que tem como protagonista Oswald the Lucky Rabbit (Oswald, o coelho sortudo), que terá sido um protótipo do Rato Mickey.
 
A curta-metragem de animação, com uma duração de cerca de seis minutos, vai ser exibida no dia de 12 de dezembro, integrada numa mostra de outros filmes curtos da Disney, da década de 1930 até à atualidade. A informação é avançada pela agência Reuters, que cita um responsável do Arquivo Nacional do British Film Institute (BFI), no Reino Unido.
 

“Oswald the Lucky Rabbit foi inventado por Walt Disney em 1927 e era apreciado por ter uma personalidade travessa e rebelde. Uma série de outros filmes sobreviveram desde essa época. 'Sleigh Bells' estava preservado no BFI, mas foi, até agora, um filme perdido, que não era visto desde o seu lançamento original”, refere o Arquivo Nacional em comunicado.

 
O mesmo comunicado explica que a cópia de "Sleigh Bells" foi descoberta por um investigador que consultou o catálogo online do arquivo. O trabalho de restauração foi realizado pelos estúdios de animação da Walt Disney.
 
Andrew Millstein, presidente da Walt Disney Animation Studios, que supervisionou o restauro, afirmou que "Sleigh Bells" é uma parte importante da história da Disney.
 

"Temos vindo a trabalhar com arquivos de filmes e colecionadores particulares em todo o mundo para encontrar os títulos em falta”, revelou.

 
Walt Disney e o colega Ub Iwerks desenharam as animações para o personagem Oswald, e mais tarde criaram o Rato Mickey na sequência de um desacordo contratual com a Universal, para quem tinham criado os filmes de Oswald, rematou o comunicado.