O filme “Três Cartazes à Beira da Estrada” foi o grande vencedor dos prémios Bafta, os prémios da Academia Britânica do Cinema, que foram atribuídos este domingo numa cerimónia em que as atrizes voltaram a vestir de preto contra o assédio sexual.

O filme de Martin McDonagh venceu cinco prémios, na categoria de Melhor Filme, Melhor Atriz (Frances McDormand), Melhor Ator Secundário (Sam Rockwell), Melhor Argumento Original e Melhor Filme Britânico.

Gary Oldman venceu na categoria de Melhor Ator pelo seu desempenho como Winston Churchill em “A Hora Mais Negra” e Allison Janney na categoria de Melhor Atriz Secundária pelo papel em “Eu, Tonya”.

Já “A Forma da Água”, que era o filme mais nomeado com 12 nomeações e que também lidera a corrida aos Óscares com 13 nomeações , venceu apenas três prémios: o de Melhor Realizador (Guillermo Del Toro), o de Melhor Música Original e o de Melhor Direção de Arte.

O realizador e produtor britânico Ridley Scott recebeu o Bafta honorífico pela sua contribuição para a indústria cinematográfica e foi aplaudido de pé pelo público presente.

Não me quero comover, mas na verdade, estou emocionado. Há 40 anos que faço neste trabalho, e é a primeira vez que me dão algo”, declarou.

O britânico Daniel Kaluuya recebeu o Bafta para melhor intérprete revelação, o único prémio votado pelo público, pelo papel de Chris Washington, no filme "Foge", que também está nomeado para os Óscares.

A cerimónia de entrega dos prémios, que ocorreu no Royal Albert Hall, em Londres, foi apresentada pela atriz britânica Joanna Lumley e voltou a ser marcada pelos vestidos pretos, contra o assédio sexual.

Exceções à regra foram os casos da protagonista de "Três Cartazes à Beira da Estrada", Frances McDormand, e da Duquesa de Cambridge, Kate Middleton, que vestiu de verde escuro. 

 

Veja a lista completa dos prémios:

Melhor Filme: "Três Cartazes à Beira da Estrada"

Melhor Realizador: Guillermo Del Toro, "A Forma da Água"

Melhor Ator: Gary Oldman,  "A Hora Mais Negra"

Melhor Atriz: Frances McDormand, "Três Cartazes à Beira da Estrada"

Melhor Ator Secundário: Sam Rockwell, "Três Cartazes à Beira da Estrada"

Melhor Atriz Secundária: Allison Janney, "Eu, Tonya"

Melhor Argumento Original: Martin McDonagh, "Três Cartazes à Beira da Estrada"

Melhor Argumento Adaptado: James Ivory, "Chama-me Pelo Teu Nome"

Melhor Direção de Fotografia: "Blade Runner 2049"

Melhor Montagem: "Baby Driver: Alta Velocidade"

Melhor Direção de Arte: "A Forma da Água"

Melhor Música Original: "A Forma da Água"

Melhor Guarda-Roupa: "Linha Fantasma"

Melhores Efeitos Visuais: "Blade Runner 2049"

Melhor Filme de Animação: "Coco"

Melhor Filme Estrangeiro: "A Criada"

Melhor Documentário: "Eu Não Sou o Teu Negro"