Os atores Keanu Reeves, Kim Basinger, Kevin Bacon e Salma Hayek protagonizam alguns dos filmes a estrear na 9.ª edição do MOTELx, a decorrer em Lisboa de 08 a 13 de setembro, anunciou hoje a organização.

Keanu Reeves, ator principal da saga “Matrix”, protagoniza “Perigosas Tentações” (‘Knock Knock’), o último filme de Eli Roth, “remake” de um clássico da série B, que fechará, a 13 de setembro, os seis dias do Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa.

Keanu Reeves desempenha o papel de um homem que leva uma vida perfeita que acaba destruída pela inesperada visita de duas belas mulheres.

Kim Basinger, Kevin Bacon e Salma Hayek são outras das estrelas que protagonizam os “melhores filmes de terror deste ano que poderão ser visto no Cinema S. Jorge, acrescenta uma nota da organização.

Kim Basinger, coprotagonista de “Nove semanas e meia”, é a artista principal de “I am here”, enquanto Kevin Bacon, em “Cop car”, interpretará a personagem Sheriff Kretzer.

Já Salma Hayek protagonizará “Everly”, no qual desempenha a personagem de uma mulher que, presa no seu apartamento, tem a cabeça a prémio.

Esta edição do MOTELx tem como convidado de honra o produtor e realizador norte-americano Roger William Corman, que, segundo a organização, “adiou a vinda a Lisboa devido a imprevistos profissionais”.

Atualmente com 89 anos, Roger Corman destacou-se como argumentista e realizador de cinema de filmes designados da série B, tendo trabalhado para a American International Pictures.

Confirmada está a presença do cineasta sul-africano o Richard Stanley, que apresentará o documentário “Lost soul: The Doomed Journey of Richard Stanley's Island of Dr. Moreau’, de David Gregory, um trabalho sobre as histórias de bastidores do filme “A ilha do Dr. Moreau”, interpretado por Marlon Brando e Val Kilmer.

Richard Stanley terá ainda direito a uma retrospetiva, com a exibição de ‘Hardware’ (1990) e ‘Dust Devil’ (1992), filmes que o tornaram famoso há 25 anos.

A produtora e realizadora da antologia “Tales of Halloween”, Axelle Carolyn, e o realizador da curta-metragem de zombies portuguesa, “I’ll See You in My Dreams”, Miguel Ángel Vivas, que apresentará “Extinction”, estarão presentes no festival.

Christopher Lee, ator central do cinema de terror que morreu este ano, vai ser homenageado nesta edição do MOTELx, com a exibição de “Eugenie”, de Jess Franco, um filme escolhido e apresentado por Stéphane du Mesnildot, autor e crítico da revista Les Cahiers du Cinéma.

Entre a programação de comédias a exibir durante o 9.º MOTELx, a organização destaca “Burying the Ex” (2014), de Joe Dante, e “What We do in the Shadows” (2014), de Jemaine Clement e Taika Waititi.

Perto de 80 filmes preenchem a programação do festival, que vai decorrer no Cinema S. Jorge e conta ainda com uma seleção de filmes japoneses.

“A visita”, a mais recente longa-metragem de M. Night Shyamalan, abre esta edição, que vai ter um momento de "warm-up", de 03 a 05 de setembro.

Este ano o prémio para a Melhor Curta de Terror Portuguesa é de 5.000 euros, cujo objetivo é distinguir e promover a produção nacional de filmes de terror.

Durante o festival será ainda lançado o "Livro de Contos de Terror MOTELx", com textos inéditos do cantor Adolfo Luxúria Canibal e do escritor Afonso Cruz.