"Portugal - Um dia de cada vez", um documentário de João Canijo e Anabela Moreira, que retrata a vida de portugueses em aldeias e vilas de Trás-os-Montes, estreia-se hoje nos cinemas.

O filme, que teve antestreia no DocLisboa, é um projeto do realizador João Canijo, e foi rodado pela atriz Anabela Moreira, que andou de câmara na mão a filmar um dia na vida de vários portugueses, daquela região. "Um retrato de gentes cada vez mais sós e esquecidas e que vivem o seu dia a dia, um dia de cada vez", como refere a produtora Midas Filmes.

Anabela Moreira contou à agência Lusa que "Portugal - Um dia de cada vez" é o resultado de uma série de recolhas que a atriz fez para dois projetos que João Canijo está a preparar sobre Portugal: uma série televisiva para a RTP e ainda uma longa-metragem relacionada com peregrinações a Fátima.

Com mais de 300 horas gravadas por Anabela Moreira, sobre lugares e pessoas de Trás-os-Montes até à região centro, João Canijo, a atriz e o montador João Braz fizeram "Portugal - Um dia de cada vez". Um segundo documentário deverá ser ainda feito.

"As pessoas abriram-me a porta de casa e a câmara não era a coisa mais importante entre mim e elas. Não fui com um espírito de jornalista ou documentarista. Descobri que as pessoas têm uma grande necessidade de serem escutadas. Deixei muitas vezes de filmar para as abraçar", contou Anabela Moreira à Lusa.

O filme retrata sobretudo mulheres, idosas que vivem sozinhas em casa, em aldeias pequenas, que dedicam o dia inteiro ao trabalho, que cuidam de familiares em casa. Retrato de um país que se isolou.

"Os políticos que representam os cidadãos não fazem a mínima ideia do que se vive no país. Há sítios onde não há teatro, cinema, hospitais, transportes públicos. É cruel, porque as pessoas não têm dinheiro, estão abandonadas”, afirmou.

A propósito de "Portugal - Um dia de cada vez", o Cinema Ideal, em Lisboa, dedica a programação desta semana, até á próxima quarta-feira, ao cinema de João Canijo, repondo em sala os filmes "Sangue do meu sangue" e "É o amor".

João Canijo, Anabela Moreira e João Braz farão uma apresentação do filme na quinta-feira, no Cinema Ideal, em Lisboa.