O filme "John From", segunda longa-metragem do realizador João Nicolau, sobre a adolescência, estreia-se esta quinta-feira nos cinemas.

Em "John From", Júlia Palha é Rita, uma adolescente de 15 anos, que, nas férias de verão, entre o tédio dos dias em casa e a vida de bairro com os amigos, se apaixona por um vizinho, fotógrafo e bastante mais velho.

Na nota de imprensa, João Nicolau admite que o filme vai do registo quase documental, sobre o dia-a-dia de uma rapariga na adolescência, até à fantasia, quando o bairro onde a protagonista vive se transforma numa região exótica, invadida pela natureza.

Assumidamente pudico e lúdico, este filme procura auscultar a lógica e as metamorfoses da paixão juvenil", descreveu.

Além de Júlia Palha, que se estreia no cinema, "John From" conta, no elenco, com Clara Riedenstein, Filipe Vargas, Leonor Silveira e Adriano Luz.

"John From" chega ao circuito comercial depois de ter sido exibido, em contexto de festivais e mostras de cinema, em França, Espanha, Brasil, Itália, Uruguai, Estados Unidos e México, onde recebeu uma menção especial no festival FICUNAM.

Nascido em Lisboa, João Nicolau é autor da longa-metragem "A espada e a rosa" (2010) e, entre outros, das 'curtas' "Calado não dá" (1999), "Rapace" (2006), "Canção de amor e saúde" (2009).