Quatro filmes portugueses em competição e o cinema de Miguel Gomes estarão em destaque no 37º. Festival de Cinema Mediterrânico de Montpellier, que começa no dia 24 em França.

De acordo com a programação, "John From", de João Nicolau, e "Montanha", de João Salaviza, integram a competição de longas-metragens, "Fuligem", premiada animação de David Doutel e Vasco Sá está na competição de curtas-metragens, e "Volta à terra", de João Pedro Plácido na competição de documentários.

Na secção não competitiva de curtas-metragens, será exibido o filme "Aula de condução", de André Santos e Marco Leão.

O CineMed dedicará ainda parte da programação ao realizador português Miguel Gomes, convidado desta edição e "figura de proa de toda uma nova geração de realizadores portugueses", exibindo alguns dos filmes do autor, entre os quais os três volumes de "As mil e uma noites", "Tabu" e "A cara que mereces".

Nessa mesma programação, estará também em destaque a produtora O Som e a Fúria, com a exibição de filmes como "António, lindo António", de Ana Maria Gomes, "A espada e a rosa", primeira longa de João Nicolau, e "O velho do Restelo", o último filme de Manoel de Oliveira.

O Festival de Cinema Mediterrânico de Montpellier decorrerá de 24 a 31 de outubro.