O ator Erik Bauersfeld, responsável pela voz do Almirante Ackbar em “Guerra das Estrelas: Episódio VI - O Retorno de Jedi” (1983) e “Guerra das Estrelas - O Despertar da Força” (2015), morreu no domingo aos 93 anos.

De acordo com os representantes do ator, Erik Bauersfeld morreu de causas naturais em casa, em Berkeley, no Estado norte-americano da Califórnia.

“Erik fará muita falta aqui na família da Coolwaters Productions e os nossos pensamentos e orações estão com os seus familiares e amigos”, afirmou Derek Maki, porta-voz da produtora Coolwaters, citado pela CNN.

Mesmo tendo um papel secundário na saga da “Guerra das Estrelas”, Ackbar é uma das personagens mais queridas entre os aficionados. Ackbar é o protagonista numa das cenas da saga mais icónicas para os fãs: quando o almirante alienígena nota que a Aliança Rebelde acaba de cair numa armadilha armada pelo Império Intergalático comandado por Palpatine e Darth Vader e grita “It’s a trap!” (“É uma armadilha!”).

De acordo com um perfil de Erik Bauersfeld publicado pelo jornal San Francisco Chronicle, o ator recebeu a proposta para o papel através de um pedido feito pelo amigo Randy Thom, que trabalhou na mistura de som dos episódios V e VI de “Star Wars”.

Bauersfeld conta que a única referência para gravar as vozes de Ackbar, e também de Twi'lek Bib Fortuna (outra personagem da saga), foram as fotos das personagens.

“Eu vi a cara dele [Ackbar] e sabia como ele deveria soar. Eu fiz as falas de uma rajada. Então Randy disse: ‘Porque não fazes também estas para o Bib Fortuna?”, contou na altura Erik Bauersfeld.

O San Francisco Chronicle refere agora que Bauersfeld gravou todas as falas em poucas horas e nem sequer foi remunerado pelo trabalho, mas não parecia importar-se muito com isso.

Erik Bauersfeld (Reprodução YouTube)

Apesar de não terem muito espaço em “O Retorno de Jedi”, as personagens de Erik Bauersfeld tornaram-se extremamente populares na Internet, através de memes e de brincadeiras feitas pelos fãs de “Star Wars”.

Apesar de o Almirante Ackbar ter sido o seu papel mais marcante, o ator colecionava outras participações no cinema. Erik Bauersfeld também trabalhou com Guilermo del Toro em “A Colina Escarlate” (2015) e com Steven Spielberg em “A.I. - Inteligência Artificial” (2001).

Veja aqui algumas mensagens de pesar deixadas pelos fãs nas redes sociais: