Numa época em que o tema da desigualdade salarial entre sexos na ficção é uma constante, saber que a celebridade mais bem paga da série mais popular do mundo é uma mulher pode considerar-se um avanço. É Emilia Clarke, a atriz britânica de 29 anos que dá vida a Daenerys Targaryen, em “A Guerra dos Tronos”  da estação televisiva norte-americana HBO.

As primeiras informações divulgadas indicavam que cinco dos principais atores do elenco da série televisiva da HBO, cuja antepenúltima temporada chegou recentemente ao fim, tinham renegociado o salário para as duas futuras e últimas temporadas. Os atores “promovidos” seriam, então, Peter Dinklage, que interpreta Tyrion Lannister, Kit Harington que dá vida a Jon Snow, Lena Headey cujo papel é o de Cersei Lannister, Emilia Clarke que é Daenerys Targaryen e Nikolaj Coster-Waldau que é Jaime Lannister.

Porém, tudo indica que não terá sido este conjunto de atores a ser promovido, mas sim apenas um dos seus membros. A imprensa britânica deu a conhecer que houve, de facto, um aumento salarial, mas que terá sido apenas Emilia Clarke a contemplada.

Os jornais britânicos Daily Star e Sunday Express noticiaram que Emilia Clarke aufere agora um salário semanal de 240 mil euros.

Os produtores sabem que ela é uma das razões que explicam a popularidade da série”, revelaram algumas fontes à imprensa britânica.