Grande parte das obras literárias esperam vários anos até entrar nos programas de ensino, mas a “Guerra dos Tronos” conseguiu a proeza de ter uma cadeira inteira. A Universidade da Colômbia Britânica, no Canadá, oferece aos alunos um conjunto de seminários para que possam aprofundar os conhecimentos sobre as obras de George R. R. Martin e os mistérios ainda por revelar.

Por que está o Inverno a chegar? Será Jon Snow um Targaryen? Quem é o herdeiro legítimo dos Sete Reinos?

Estas são algumas questões que talvez possam encontrar resposta durante as lições do curso, que se propõe a analisar “As Crónicas de Gelo e Fogo”, assim como a série televisiva.

Para tal, os alunos só precisam de preencher um requisito: ter lido os cinco livros da saga (na edição em inglês) e ter assistido a todos os episódios lançados pela HBO.

De acordo com o site da Universidade, a cadeira, intitulada “A nossa era Medieval: ‘As Crónicas de Gelo e Fogo’ como Medievalismo Contemporâneo”, pretende que os alunos “examinem o papel da época medieval na consciência do final do século XX, início do século XXI”.

 

“Vamos considerar a obra de Martin por aquilo que nos diz sobre o presente e pelo que nos conta sobre as nossas ideias do passado”.