O filme «O lobo de Wall Street» (2013), de Martin Scorsese, foi o mais pirateado este ano na Internet, segundo a publicação Variety.

O filme, que somou cinco nomeações para os Óscares, teve mais de 30 milhões de descarregamentos ilegais na Internet entre 01 de janeiro e 23 de dezembro, afirma a Variety, citando dados da empresa Excipio, que deteta infrações cometidas na Internet no que toca a direitos de autor.

A par de «O lobo de Nova Iorque», os outros dois filmes mais pirateados este ano foram a animação «Frozen - o reino do gelo», o mais recente sucesso da Disney, de Chris Buck e Jennifer Lee, e «Gravidade», de Alfonso Cuarón, com cerca de 29 milhões de «downloads» cada.

A publicação elencou os vinte filmes mais pirateados, grande parte deles sucessos de bilheteira nos Estados Unidos, entre os quais «Hobbit: A desolação de Smaug», de Peter Jackson, «12 anos escravo», de Steve McQueen, premiado este ano com o Óscar de melhor filme, «Golpada americana», de David O. Russell, e «Godzilla», de Gareth Edwards, este estreado em maio passado nos Estados Unidos.