A curta-metragem «Coro dos Amantes», de Tiago Guedes, recebeu uma menção especial do Festival de Cinema de Leeds, no Reino Unido, anunciou a organização em comunicado.

O filme de 23 minutos, que foi apresentado na edição deste ano do Indie Lisboa, é baseado numa peça homónima de Tiago Rodrigues e protagonizado por Gonçalo Waddington e Isabel Abreu.





A curta-metragem estava selecionada para a secção Louis Le Prince, a qual seleciona potenciais candidatos britânicos aos Óscares ou aos BAFTA, os prémios da Academia de Cinema britânica.

O vencedor da seleção internacional de curtas-metragens internacionais foi «Arta», do romeno Adrian Sitaru, enquanto os britânicos Mara Connolly e Martin Clark venceram o prémio para as produções nacionais com «Exchange and Mart».

A 28ª edição do Festival de Cinema de Leeds, o maior evento do género no norte de Inglaterra, decorreu entre 5 e 20 de novembro, com mais de 250 sessões com filmes de ficção, curtas-metragens e clássicos ou de documentários.

Nascido no Porto em 1971, Tiago Guedes, em parceria com Frederico Serra, é autor de outras curtas-metragens como «Entre os Dedos» (2008), «Coisa Ruim» (2006), «Ralo» (1999) ou «Acordar» (2001), e de filmes para a televisão como «Alta Fidelidade» (2000) e «Noite Sangrenta» (2010).

Mais recentemente, realizou também a série de oito episódios «Odisseia», transmitida na RTP.