Alejandro G. Iñárritu venceu na categoria de Melhor Realizador de Filme com «Birdman» na 67.ª edição dos prémios do Sindicato de Realizadores norte-americanos ( Directors Guild of America Award), atribuídos esta noite em Los Angeles.

O cineasta mexicano competia com os realizadores Wes Anderson («The Grand Budapest Hotel»), Clint Eastwood («Sniper Americano»), Richard Linklater («Boyhood») e Morten Tyldum («O jogo da imitação»).

Lesli Linka Glatter ganhou Melhor Realizador de Séries Dramáticas com «Homeland», Jill Soloway conquistou Melhor Realizador de Séries de Comédia com «Transparent», enquanto Laura Poitras levou para casa o galardão de Melhor Realizador de Documentário por «Citizenfour».

A edição deste ano distinguiu também os diretores James Burrows e Robert Butler com prémios de carreira em Realização para Televisão.

Phillip Goldfarb e Julie Gelfand foram distinguidos com os prémios de mérito (Achievement Awards) Frank Capra e Franklin J. Schaffner, respetivamente.

A 67.ª edição dos prémios do Sindicato dos Realizadores norte-americanos decorreu no Hyatt Regency Century Plaza, em Los Angeles, e foi conduzida pela atriz Jane Lynch.

A cerimónia, com cerca de 1.600 convidados, contou também com as presenças em palco de Chadwick Boseman, Pierce Brosnan, Glen Charles, Les Charles, Bradley Cooperm, Alfonso Cuarón, Julie Delpy, Jodie Foster, Taraji P. Henson, January Jones, Michael Mann, Lea Michele, Don Mischer, Bill Murray, Katey Sagal, Steven Spielberg e Barbara Streisand, entre outros.

Os filmes «Grand Budapest Hotel», de Wes Anderson, e «Birdman», de Alejandro González Iñárritu, lideram as nomeações para a 87.ª edição dos Óscares, seguidos do «O jogo da imitação», de Mortem Tyldum, com oito, «Boyhood - Momentos de uma vida», de Richard Linklater, e «Sniper Americano», de Clint Eastwood, ambos com seis nomeações, entre as quais as de melhor filme e melhor realizador.

A entrega da 87.ª edição dos Óscares, os prémios norte-americanos de cinema, realiza-se a 22 de fevereiro, em Los Angeles, Estados Unidos da América.