Uma jovem campeã de snowboard morreu, esta terça-feira, nos Alpes Suíços, depois de ter sido atingida por uma avalanche durante a rodagem de um filme. O incidente ocorreu na montanha Le Portalet, perto da vila de Orsières, no sudoeste da Suíça, junto à fronteira com a França e a Itália.

Estelle Ballet, de 21 anos, estava acompanhada por outro snowboarder, que não ficou ferido, quando foi apanhada por uma avalanche. As equipas de emergência foram chamadas ao local pelas 08:00, mas, apesar das manobras de reanimação, a jovem acabou por morrer no local.

A polícia de Valais informou que a jovem usava um equipamento especial de segurança, que incluía um airbag e um capacete, quando ocorreu o incidente, que, de resto, já está a ser investigado.

“Apesar dos esforços de reanimação, ela morreu no local. Foi iniciada uma investigação para determinar as causas do acidente”, informou a policia, em comunicado.

Ballet era campeã de snowboard extreme, um estilo de snowboard que é praticado em terreno natural, sem um curso pré-definido e que, também por isso, é considerado mais perigoso.

A jovem, que cresceu nos Alpes Suíços, praticava snowboard desde os dez anos. Na adolescência aventurou-se no snowboard extreme. 

Semanas antes, tinha ganho o "Freeride World Tour". De resto, a organização da prova já lamentou a morte da jovem "estrela" no seu site. 

"Estelle Ballet era uma estrela naturalmente dotada e demonstrou um talento notável e tornou-se num nome familiar no Freeride World Tour, tendo conquistado o seu segundo título de Campeã Mundial há poucas semanas em Verbier", lê-se na página da prova.

Além das competições de snowboard, Ballet também participava na rodagem de vários filmes sobre a modalidade.

Há apenas dois dias, a atleta tinha publicado uma imagem dos Alpes no Facebook, onde expressava o quão entusiasmada estava para participar na rodagem de um novo projeto. Foi durante a rodagem desse filme, "Exploring the Known" ("Explorando o Conhecido", em português), que acabou por perder a vida.