A 10.ª edição do Animatou, festival internacional de animação de Genebra, que tem início em Outubro, dedica um programa especial ao cinema de animação português e à cultura alentejana.

A convite do festival, a Casa da Animação inclui uma retrospetiva de filmes emblemáticos do cinema de animação português dividida por cinco temáticas e reunindo três gerações de realizadores.

"A Casa da Animação fez uma retrospetiva destacando os realizadores mais importantes e os mais novos", disse à agência Lusa José António Cunha, curador do programa "Terra da gente" e membro da Casa da Animação.

O promotor destaca a presença, entre outros, de Abi Feijó e Regina Pessoa durante o festival.

Em paralelo, o Cinanima (Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho) e o Monstra (festival de animação de Lisboa) irão promover uma série de nove curtas-metragens.

Em colaboração com o festival, o Museu etnográfico de Genebra (MEG) oferece um programa interdisciplinar gratuito para descobrir a cultura alentejana através de concertos, danças, produção de artesanato e degustações organizadas pela empresa About Alentejo.

Irão atuar Os Moços d'Uma Cana (viola campaniça) e Os Ganhões de Castro Verde (cante alentejano) enquanto a associação PédeXumbo irá organizar um ateliê de dança tradicional.

Neste contexto etnográfico, José António Cunha organiza uma mesa redonda sobre a identidade portuguesa e a emigração.

Segundo José António Cunha, o objetivo é "lançar um olhar sobre a identidade portuguesa" e entender "como ela se transforma quando as pessoas saem do seu país de origem".

A música rock portuguesa também vai estar em destaque no festival com o primeiro concerto na Suíça dos Peixe Avião.

A Casa da Animação, sediada no Porto, é uma associação que participa na produção e na difusão de filmes de animação portugueses.

Durante o festival suíço, entre 01 e 11 de outubro, cerca de 250 curtas e longas-metragens internacionais serão apresentadas nas salas de cinemas independentes de Genebra.

Animatou é um único festival de animação desta envergadura na região francófona de Suíça.