Já falta pouco para os «Aviões» da Disney aterrarem nas salas de cinema em Portugal. Aos comandos da versão portuguesa estão Diogo Morgado, Eduardo Madeira, Manuel Marques e Rita Guerra, que emprestam a voz a alguns dos aviões da história.

«Somos dois lacaios do vilão, que tentam tramar o herói, mas que são tão trapalhões que não ajudam grande coisa. São muito parvos», explicou à TVI Eduardo Madeira sobre o seu papel e o de Manuel Marques.

A Diogo Morgado coube a tarefa de dar voz portuguesa a Bulldog, que na versão original é interpretado por John Cleese, dos Monty Python.

«É um privilégio. Desde que me lembro que sou fã dos Monty Python, e do John Cleese, particularmente. E acho que, ao pensar no John Cleese, o trabalho está automaticamente feito - há logo aqui uma coisa mais polida, mais cockney», explicou o ator, que usou um sotaque inglês no filme.

A voz portuguesa da suave Ishani pertence a Rita Guerra, que já faz parte da família Disney em Portugal.

«É a terceira vez que eu faço este trabalho de dobragem de uma personagem que não a cantar. E é divertido, porque, por um lado é dar voz a uma "avioa" muito serena e bem disposta, que tem muito a ver comigo. Por outro lado, é continuar ligada aos desenhos animados, que é algo que eu amo desde sempre», contou a cantora.

«Aviões» conta a história de Dusty Crophopper, um avião que vai lutar contra o medo das alturas para se tornar num campeão de corridas nos céus. O filme chega aos cinemas no próximo dia 15 de agosto.