A estreia do filme «Uma Família Respeitável», do realizador iraniano Massoud Bakhshi, vai ser acompanhada do ciclo «Irão, Um Cinema de Resistência», a partir do próximo dia 15, no cinema Nimas, em Lisboa, escreve a agência Lusa.

O ciclo, a decorrer até 21 de agosto, contempla sete filmes de diferentes gerações de realizadores, entre os quais Abbas Kiarostami, que filma os habitantes de uma região assolada por um terramoto em «E a Vida Continua», a Jafar Panahi, que se encontra em prisão domiciliária, por contestação ao regime, recusando-se a abandonar a prática cinematográfica, como demonstra «Isto Não é Um Filme».

É exatamente uma obra de Jafar Panahi - «O Círculo» -, que vai abrir o ciclo, no dia 15, seguindo-se, no dia 16, «Isto Não é Um Filme».

No dia 17 passa «Uma Separação», de Asghar Farhadi, vencedor do Óscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2012, e «Gabbeh», de Mohsen Makhmalbaf, é exibido no dia 18.

«Ali, o Caçador», de Rafi Pitts, é apresentado a 19 de agosto, antecedendo os dois filmes de Abbas Kiarostami que encerram o ciclo: «E a Vida Continua», que é projetado no dia 20, e «Através das Oliveiras», no dia 21.

Todos os filmes são exibidos em duas sessões diárias, às 15h30 e às 18h30, exceto «Gabbeh» e «Ali - o Caçador», que só passam na sessão das 15h30.