O diretor do Lisbon & Estoril Film Festival 2013,Paulo Branco, disse esta manhã em entrevista à TVI que a produção cinematográfica este ano foi muito superior aos dos anos anteriores, uma vez que o festival irá reunir todos os grandes nomes do cinema mundial, e não só europeu.

«Atores como Gérard Depardieu estarão totalmente disponíveis para ouvir, discutir temas com o público», disse o produtor ao «Diário da Manhã».

Branco referiu ainda que a abertura do festival se iniciará com os filmes «Inside Llewyn Davis», dos irmãos Joel e Ethan Coen e com «La Vénus à la Fourrure», de Roman Polanski.

«Para mim, este é o melhor filme dos irmãos Cohen» sublinhou o diretor.

Alguns dos realizadores premiados este ano nos principais festivais europeus, como Abdellatif Kechiche, Granfranco Rosi e Albert Serra, vão estar na sétima edição do festival.

Nesta edição, Paulo Branco voltou a convocar algumas das personalidades que têm estado presente nas últimas edições, como os escritores Paul Auster, Don DeLillo e JM Coetzee, que terão encontros com o público para falar da sua obra literária -, mas a programação fica marcada sobretudo pela presença, em antestreia nacional, de muitos filmes premiados internacionalmente.

O Lisbon & Estoril Film Festival 2013 começa esta sexta-feira e decorrerá até dia 18 de novembro.

Este ano, o festival decidiu apostar na interligação dos meios culturais: do cinema à literatura, da música às artes plásticas. Veja aqui os principais destaques do festival.