O filme «Gravidade», do mexicano Alfonso Cuarón, e a película épica do britânico Steve McQueen «12 Anos Escravo» são dois dos candidatos a melhor filme nos prémios Bafta, anunciou esta quarta-feira a Academia britânica de cinema.

Na mesma categoria surgem a tragicomédia policial «Golpada Americana», «Capitão Phillips» e «Filomena», estes dois últimos inspirados em histórias reais.

«Gravidade», protagonizado por Sandra Bullock, encabeça a lista de nomeações, com um total de 11, seguida de «12 Anos Escravo» e de «Golpada Americana«, ambos com 10 nomeações cada, segundo a lista divulgada pela Academia Britânica das Artes Cinematográficas e da Televisão (Bafta).

Entre os candidatos a melhor realizador estão Cuarón e McQueen, assim como Martin Scorsese por «O Lobo de Wall Street», Paul Greengrass («Capitão Phillips») e David O.Russell («Golpada Americana»).

Na categoria de melhor ator, os nomeados são Chiwetel Ejiofor («12 Anos Escravo»), Christian Bale («Golpada Americana»), Bruce Dern («Nebraska»), Leonardo DiCaprio («O Lobo de Wall Street») e Tom Hanks («Capitão Phillips»).

À categoria de melhor atriz concorrem Judi Dench, pela sua interpretação em «Filomena», Cate Blanchett, por «Blue Jasmine» de Woody Allen, Amy Adams («Golpada Americana»), Emma Thompson («Ao Encontro de Mr. Banks») e Bullock por «Gravidade».

Os candidatos a melhor filme britânico são, entre outros, «Ao encontro de Mr.Banks», «Mandela: Longo Caminho para a Liberdade» e «The Selfish Giant».

A francesa Léa Seydoux, protagonista do filme «A Vida de Adèle» e a queniana Lupita Nyong'o, de «12 Anos Escravo» concorrem ao prémio de melhor artista revelação.

Os Bafta, considerados a antecâmara dos Oscar de Hollywood, são entregues a 16 de fevereiro numa gala na Royal Opera House de Londres, que será apresentada pelo ator britânico Stephen Fry.