«A Golpada Americana» chega esta quinta-feira às salas de cinema portuguesas. O filme de David O. Russel é um dos principais candidatos aos Óscares, com 10 nomeações nas principais categorias.

Melhor Filme, Melhor Actor Principal, Melhor Actriz Principal, Melhor Actor Secundário e Melhor Actriz Secundária são algumas das nomeações.

Com um elenco de referência, protagonizado por Bradley Cooper, Christian Bale, Amy Adams e Jennifer Lawrence, a película foi a grande vencedora na cerimónia dos Globos de Ouro. «A Golpada Americana» recebeu o globo nas categorias de Melhor Comédia/Musical, Melhor Actriz de Comédia/Músical (Amy Adams) e Melhor Actriz Secundária (Jennifer Lawrence).

Também na cerimónia dos 20th Screen Actors Guild Awards (SAG), «A Golpada Americana» venceu na categoria de excelente desempenho do elenco num filme.

O filme conta a história do vigarista Irving Rosenfeld (Bale) e da sua companheira Sydney Prosser (Adams) que são apanhados pelo FBI, depois de mais um dos seus golpes. É assim que são envolvidos pelo agente, Richie DiMaso (Cooper) numa elaborada operação policial a políticos corruptos de New Jersey. A operação de Irvin é dificultada pela presença de Rosalyn Rosenfeld (Lawrence), mãe do filho do seu filho, de quem nunca se divorciou.