A série «A Guerra dos Tronos» parte como favorita aos prémios de televisão norte-americanos, Emmy, com 19 nomeações, foi anunciado esta quinta-feira. A série, que prepara a sua sexta temporada, alcançou o maior número de nomeações, logo seguida pela mini-série «Fargo», inspirada no filme homónimo dos irmãos Coen, com 18 indicações para a estatueta.

«House of Cards», da Netflix, que foi, em 2013, a primeira série realizada e produzida para transmissão na Internet a receber uma nomeação, voltou este ano a ser nomeada em várias categorias.

A série, que se desenrola em Washington, no centro da política norte-americana, protagonizada por Kevin Spacey, está nomeada entre outras categorias, para as de Melhor Ator e Atriz numa série dramática, e também para o Emmy que distingue a Melhor Série Dramática.

A original «House of Cards» era uma mini-série da BBC, de 1990, passada nos bastidores do poder britânico, quando o governo de Margaret Thatcher chegava ao fim. Escrita por Andrew Davies e Michael Dobbs, era protagonizada por Ian Richardson, no papel de Francis Urquhart, um possível líder da bancada conservadora.

«Orange is the new Black», também produzida pela Netflix, que produz «House of cards», e que em breve se estreará nos ecrãs nacionais, tem três nomeações, entre as quais a de Shilling Taylor para Melhor Atriz em Comédia, e ainda para Melhor Atriz Secundária e Melhor série de comédia.

Na categoria de Melhor Atriz de Comédia está nomeada Lena Dunham, criadora e protagonista de «Girls».

A série «True Detective», protagonizada por dois polícias que investigam o assassinato de uma jovem em Louisiana, também está entre os favoritos. Os atores Matthew McConaughey, que ganhou um Óscar este ano pelo seu desempenho em «O Clube de Dallas», e Woody Harrelson concorrem para a categoria de Melhor Ator numa série dramática.

Entre as mulheres, Claire Danes, que ganhou um Emmy em 2013 por «Homeland», Michelle Dockery, por «Downtown Abbey», Kerry Washington, por «Scandal», e Julianna Marguiles, por «The Good Wife», competem pelo Emmy para Melhor Atriz numa série dramática, ao lado de Robin Wright, já nomeada no ano passado, e a estreante Lizzy Kaplan, por «Masters of Sex».

«Masters of Sex» é inspirada na vida do casal de sexólogos William Masters e Virginia Johnson.

Para o Emmy de Melhor Série Dramática estão nomeadas, «True Detective», «Breaking Bad», «Downtown Abbey», «A Guerra dos Tronos», «House of Cards» e «Mad Men».

Jon Hamm, o enigmático e sedutor Don Draper de «Mad Men», está na lista para a categoria de Melhor Ator numa série dramática, assim como Bryan Cranston, o professor de Química que se tornou narcotraficante em «Breaking Bad».

A cerimónia de entrega dos Emmy está marcada para o próximo dia 25 de agosto.