Imagens de mais de 100 bem conhecidas atrizes, cantoras e celebridades, incluindo o que parecem ser fotografias de nus e vídeos, podem ter sido reveladas por um hacker, numa grave violação de privacidade.

A notícia está nos principais media internacionais e dá conta de que no domingo um utilizador do site 4chan (um site de partilha de imagens e conteúdos) divulgou uma lista, na maioria feminina, de atrizes e figuras públicas, incluindo Jennifer Lawrence, Avril Lavigne, Kim Kardashian, Rihanna, Kirsten Dunst, Aubrey Plaza e Winona Ryder, de quem, alegam ter imagens e vídeos explícitos.

Algumas imagens começaram então a circular nas redes socais. Uma das principais vítimas é a estrela de «Hunger Games», Jennifer Lawrence. O site retirou as imagens da partilha, mas apesar da prontidão, várias reproduções das fotografias começaram a circular. Uma das imagens revela a lista com mais de 60 nomes de celebridades que foram alegadamente pirateadas.

A divulgação das imagens motivou várias reações de celebridades com algumas a admitir que se tratam de imagens verdadeiras, e com outras a negarem a veracidade das fotografias e vídeos.

O porta-voz de Jennifer Lawrence já reagiu e declarou: «Isto é uma violação flagrante de privacidade. As autoridades foram contactadas e irão perseguir qualquer um que publique as fotos roubadas de Jennifer Lawrence».

Já Victoria Judge, atriz e cantora, também nomeada no ficheiro, negou no Twitter que qualquer imagem de si nua fosse verdadeira.





Já a atriz Mary Elizabeth Winstead admitiu a veracidade das imagens e lamentou a divulgação.





Os primeiros indícios apontam para que que o hacker tenha obtido as imagens através das contas iCloud das celebridades, mas esta é uma informação ainda não confirmada e à qual a Apple ainda não reagiu.