«Sangue do Meu Sangue», de João Canijo, e «O Barão», de Edgar Pêra, foram os grandes distinguidos no festival Caminhos do Cinema Português, com quatro prémios cada.
«Sangue do Meu Sangue» recebeu o Grande Prémio do Festival, João Canijo foi eleito o melhor realizador, e Rita Blanco, a melhor atriz. O drama valeu ainda a Canijo o prémio de melhor argumento original, como informa a agência Lusa.
«O Barão» recebeu os prémios de melhor argumento adaptado (para Luísa Costa Gomes e Edgar Pêra - a partir de uma história de Branquinho da Fonseca), fotografia (Luís Branquinho), caracterização (Jorge Bragada) e montagem (Tiago Antunes).
«Viagem a Portugal», de Sérgio Tréfaut, foi eleita a melhor longa-metragem, e «O Voo da Papoila», de Nuno Portugal, a melhor curta-metragem.
De todos os prémios atribuídos destacam-se ainda o de melhor documentário para «José e Pilar», de Miguel Gonçalves Mendes.
Fernando Luís foi premiado como melhor ator em «América», de João Nuno Pinto, o realizador que recebe o »Prémio Revelação».
Paulo Furtado viu distinguida a banda sonora que compôs para o filme «Estrada de Palha», de Rodrigo Areias, ainda inédito em sala.
O festival Caminhos do Cinema Português começou no dia 9 e termina nesta quinta-feira, em Coimbra, tendo exibido cerca de 70 filmes, entre curtas e longas-metragens.