O ator John Malkovich está mais do que habituado a «vestir» personagens a rigor, mas desta vez trocou os filmes pela fotografia. Colaborou com o seu amigo fotógrafo, Sandro Miller, e recriou retratos icónicos da memória coletiva mundial. Já imaginou vê-lo como Einstein, Che Guevara, Alfred Hitchcock ou Salvador Dali?

Eis, primeiro, como tudo começou: o fotógrafo Sandro Miller é amigo de longa data do ator. Quando quis prestar homenagem ao seu mentor, o fotógrafo norte-americano Irving Penn, recriou o seu retrato icónico de Truman Capote. Foi aí que se apercebeu que o seu amigo Malkovich também se parecia um pouco com ele. Juntos, fazem agora uma vasta homenagem a alguns dos fotógrafos mais magistrais de todo o mundo.

«Para mim, John é uma bela e limpa lona pronta para a pintura. Ele é extremamente open minded, nunca tem medo e está sempre disposto a ir a lugares que a maioria dos atores do seu calibre evitaria», lê-se num comunicado de imprensa do fotógrafo Sandro Miller, citado pela «Time».

Miller destaca a vontade de Malkovich em «vestir-se e tornar-se objeto de algumas das imagens mais icónicas da história». E o resultado final «é um verdadeiro presente».

A exposição com a sessão «Malkovich , Malkovich, Malkovich: Homenagem aos Mestres Fotográficos» chega à Catherine Edelman Gallery, em Chicago, a 7 de novembro. Espreite a fotogaleria para apreciar o resultado com os seus próprios olhos.