Os Monty Python vão voltar a fazer comédia juntos. Terry Jones, John Cleese, Michael Palin, Eric Idle e Terry Gilliam estão a preparar o regresso aos palcos e o anúncio oficial deverá acontecer na quinta-feira, em Londres.

A notícia foi avançada pelo jornal «The Sun», e a BBC News teve também a confirmação através do próprio Terry Jones: «Vamos juntarmo-nos e montar um espetáculo - vai mesmo acontecer».

«Estou muito entusiasmado. Espero que nos traga muito dinheiro, espero poder conseguir pagar a hipoteca da minha casa!», disse o comediante de 71 anos.

Terry Jones, John Cleese (74 anos), Michael Palin (70), Eric Idle (70), Terry Gilliam (72) e Graham Chapman (falecido em 1989) criaram os Monty Python em 1969, revolucionando o mundo da comédia nas décadas seguintes com a série televisiva «Monty Python's Flying Circus» e filmes como «Monty Phyton e o Cálice Sagrado», «A Vida de Brian» e «O Sentido da Vida».





Após 1983, os seis humoristas seguiram os respetivos projetos a solo - Cleese foi o que mais participações teve no cinema e na televisão («Um Peixe Chamado Wanda», «Faulty Towers»), enquanto que Gilliam dedicou-se à realização («Brazil», «Delírio em Las Vegas»).

Em 1998, nove anos após a morte de Chapman, os cinco Monty Python ainda vivos juntaram-se novamente durante um festival de comédia nos EUA, levando consigo as alegadas cinzas do falecido colega.

Desde então, as aparições públicas em conjunto de John Cleese, Terry Jones, Terry Gilliam, Eric Idle e Michael Palin têm sido escassas. A última aconteceu em 2009, por altura do 40º aniversário da estreia de «Monty Python's Flying Circus».

Em antecipação do anúncio oficial do regresso dos Monty Python, o próprio Eric Idle revelou que se encontrou com os restantes colegas na manhã desta terça-feira.