Quer ir ao cinema, mas não sabe que filme escolher? Ou faz questão de ver os melhores filmes do ano e precisa de bons conselhos para a lista de DVDs a comprar? Não se preocupe, porque Quentin Tarantino ajuda-o.

O site The Quentin Tarantino Archives falou com o cineasta norte-americano e publicou a lista dos seus dez filmes preferidos de 2013. Os até agora lançados, claro está.

Sem nenhuma ordem especial, para além da alfabética, Tarantino revelou que entre as melhores películas do ano estão «Antes da Meia-Noite» - o terceiro e último (?) capítulo da história de amor de Jesse (Ethan Hawke) e Céline (Julie Delpy), filmado por Richard Linklater - e «Blue Jasmine» - a recém-estreada nova comédia de Woody Allen sobre uma socialite nova-iorquina (Cate Blanchett) à beira de um ataque de nervos.

Fã de filmes de terror, Quentin Tarantino escolheu «The Conjuring - A Evocação» para uma lista que inclui ainda um filme diretamente ligado a outra paixão do realizador de «Kill Bill» e «Pulp Fiction» - o mundo da banda-desenhada e dos super-heróis e vilões está representado por «Kick-Ass 2: Agora é a Doer».

Ainda dentro do mesmo registo, «O Mascarilha», com Johnny Depp e Armie Hammer, conquistou Tarantino, apesar de ter falhado nos resultados esperados nas bilheteiras. Deste top 10 fazem ainda parte «Gravidade», o thriller de ficção científica de Alfonso Cuarón que estreia esta semana em Portugal, e a comédia apocalíptica «Isto é o Fim», que juntou James Franco, Seth Rogen e Jonah Hill para um fim do mundo que vitima estrelas como Rihanna.

A lista dos dez melhores filmes do ano (até agora), segundo Quentin Tarantino:

- «Afternoon Delight»



- «Antes da Meia-Noite»



- «Blue Jasmine»



- «The Conjuring - A Evocação»



- «Drinking Buddies»



- «Frances Ha»



- «Gravidade»



- «Kick-Ass 2: Agora é a Doer»



- «O Mascarilha»



- «Isto é o Fim»