O filme «Boyhood: Momentos de uma vida» foi eleito como o melhor na 20ª edição do Critics' Choice Movie Awards, esta quinta-feira. «Birdman» (ou «A Inesperada Virtude da Ignorância»), do cineasta mexicano Alejandro González Iñárritu, foi um dos filmes de destaque ao vencer sete prémios.

Tal como aconteceu nos Globos de Ouro, «Boyhood: Momentos de Uma Vida» permitiu a Richard Linklater receber o prémio de melhor realização. O filme, que foi gravado ao longo de 12 anos, acompanha o crescimento em tempo real de um rapaz com tudo o que está inerente à sua vida: problemas, dilemas, escolhas, consequências, responsabilidades e paixões, como tantos outros jovens. «Boyhood: Momentos de Uma Vida» também garantiu os prémios de melhor atriz secundária, a Patricia Arquette, e melhor ator revelação, a Ellar Coltrane.

A longa-meragem «Birdman» venceu nas categorias de melhor guião original, melhor edição, fotografia e banda sonora. Para além destes prémios, o filme foi considerado aquele que teve melhor elenco e os prémios de ator de comédia  e melhor ator foram atribuídos a Michael Keaton. Quem recebeu a estatueta de melhor atriz foi Julianne Moore pelo papel que assumiu em «O Meu Nome é Alice».

O prémio de melhor ator secundário foi entregue a J.K. Simmons em «Whiplash - Nos Limites» e Jenny Slate foi considerada pelos críticos de cinema a melhor atriz de comédia em «Obvious Child». «O Grande Hotel Budapeste» arrecadou prémios de melhor comédia, melhor guarda-roupa e melhor direção de arte.

Bradley Cooper - no filme «Sniper Americano» - e Emily Blunt - em «No Limite do Amanhã» - foram considerados o melhor ator e atriz de ação. No mesmo género, a longa metragem «Os Guardiões da Galáxia» arrecadou o título de melhor filme e na categoria de ficção científica foi «Interstellar» que venceu. No que respeita aos filmes de animação, o troféu foi para «O Filme Lego» e na categoria de língua não inglesa venceu «Força Maior», da Suécia.

«Glory», música composta para o filme «Selma», conta a história de Martin Luther King Jr. e ganhou o título de melhor canção.

O Critics' Choice Movie Awards pertence à Broadcast Film Critics Association (BFCA), a maior organização de críticos cinematográficos dos Estados Unidos e Canadá. Os prémios que atribui, de acordo com a BBC, são os terceiros mais relevantes do cinema americano, depois dos Oscares e dos Globos de Ouro. A cerimónia da 20ª edição decorreu no auditório Hollywood Palladium, em Los Angeles, e foi conduzida pelo ex-jogador de futebol americano e apresentador Michael Strahan.