Woody Allen será homenageado na próxima edição dos Globos de Ouro, cuja gala irá acontecer em janeiro de 2014. Segundo a BBC News, o cineasta de 77 anos será distinguido com o Cecil B DeMille Award pela longa carreira no cinema, que conta já com quase cinco décadas.

O prémio honorário é atribuído pela Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood, que organiza anualmente os Globos de Ouro. Em janeiro deste ano, Allen venceu o Globo de Ouro para Melhor Argumento na categoria de Cinema, mas não compareceu na cerimónia para receber o troféu.

Depois de iniciar a carreira como argumentista de programas de comédia na televisão, Woody Allen escreveu o guião de «What's New Pussycat?», protagonizado por Peter Sellers e Peter O'Toole, em 1965. Desapontado com o resultado final às mãos de Clive Donner, Allen acabou por estrear-se como realizador um ano mais tarde, dirigindo a sua própria versão da história em «What's Up, Tiger Lily?».



Desde então, o cineasta escreveu e realizou mais de 40 filmes, vencendo quatro Óscares - um para Melhor Realizador («Annie Hall») e três para Melhor Argumento Original («Annie Hall», «Ana e as Suas Irmãs» e «Meia-Noite em Paris»).



Woody Allen tem mantido um registo impressionantemente fértil como realizador, dirigindo um filme por ano desde 1982. Há poucos dias, «Blue Jasmine» estreou nos cinemas, sucedendo a «Para Roma Com Amor» (2012), «Meia-Noite em Paris» (2011) e «Vais Conhecer o Homem dos Teus Sonhos» (2010).



Para próxima película, a estrear em 2014, Allen regressa a França, levando consigo Colin Firth e Emma Stone, protagonistas de um filme, por enquanto, sem título anunciado.