O ator britânico naturalizado norte-americano Patrick Macnee, estrela da série de espionagem dos anos 1960 “Os Vingadores”, morreu esta quinta-feira. Tinha 93 anos.

Daniel Patrick Macnee morreu de causas naturais, rodeado da famíia, na sua casa de Rancho Mirage, no deserto californiano, segundo um comunicado divulgado no seu ‘site’ oficial da internet.

Internacionalmente celebrizado entre 1961 e 1969 naquela série de culto como o fleumático espião John Steed, de fato de três peças e chapéu de coco, o ator fez sempre questão de frisar que a sua personagem nunca usou uma arma para se defender, valendo-se apenas da sua enorme habilidade com guarda-chuvas para se proteger em situações de perigo.

Mais tarde, tornar-se-ia ativista contra a proliferação das armas de fogo.

Série de espionagem e ficção científica, “Os Vingadores” fez-se notar pelos papéis femininos progressistas para a época, em que as mulheres eram apresentadas como pares de Steed, intrépidas, além de belas e elegantes.

Britânico de nascimento e naturalizado norte-americano em 1959, Macnee casou-se três vezes e teve dois filhos.

Da sua carreira, destacam-se também centenas de participações em séries de televisão como “Thunder in Paradise”, “Nightman” e “Frasier”.