Notícia atualizada às 15:19

Os filmes «American Hustle» («Golpada Americana») e «Gravity» («Gravidade») são os filmes com mais nomeações à edição deste anos dos Óscares. Cada um tem 10 nomeações. «12 Anos Escravo» recebeu nove nomeações. Os três filmes concorrem aos galardões de Melhor Filme e Melhor Realizador.

Também nomeados para a categoria de Melhor Filme estão «Captain Phillips» («Capitão Phillips»), «Dallas Buyers Club» («O Clube de Dallas»), «Her» , «Nebraska», «Philomena» e «The Wolf of Wall Street» («O Lobo de Wall Street»).



LISTA COMPLETA DOS NOMEADOS PARA OS ÓSCARES 2014

Cinco nomeados para a categoria de Melhor Ator Principal. Destaque para Matthew McConaughey («O Clube de Dallas»), que perdeu 20 quilos para interpretar este papel e é uma das transformações físicas mais significativas. Expectativa também em torno de Leonardo DiCaprio («O Lobo de Wall Street»), nomeado pela quarta vez para o prémio maior da representação, mas que nunca levou o troféu para casa. Ainda nomeados nesta categoria estão Christian Bale («Golpada Americana»), Bruce Dern («Nebraska») e Chiwetel Ejiofor («12 Anos Escravo»).

Na categoria de Melhor Atriz Principal, a recordista de nomeações é Meryl Streep («Um Quente Agosto»), que este ano soma a sua 18ª nomeação e já venceu três vezes. Mas a concorrência este ano é grande. Muitos apontam Cate Blanchett («Blue Jasmine») ou Sandra Bullock («Gravidade») como as potenciais vencedoras. Nomeadas estão ainda Amy Adams («Golpada Americana») e Judi Dench («Philomena»).

Martin Scorsese («O Lobo de Wall Street»), Steve McQueen («12 Anos Escravo») e David O. Russell («Golpada Americana») são talvez os grandes favoritos a levar para casa o Óscar para Melhor Realizador, mas contam com a forte concorrência de Alfonso Cuarón («Gravidade») e Alexander Payne («Nebraska»).

Sem grandes surpresas, os nomeados para a categoria de Melhor Ator Secundário são Barkhad Abdi («Capitão Phillips»), Bradley Cooper («Golpada Americana»), Michael Fassbender («12 Anos Escravo»), Jonah Hill («O Lobo de Wall Street») e Jared Leto («O Clube de Dallas»).

As candidatas ao Óscar de Melhor Atriz Secundária são Sally Hawkins («Blue Jasmine»), Jennifer Lawrence («Golpada Americana»), Lupita Nyong'o («12 Anos Escravo»), Julia Roberts («Um Quente Agosto») e June Squibb («Nebraska»).

Este ano, entre os nomeados, há também um nome português. Daniel Sousa, realizador português nascido em Cabo Verde e residente nos Estados Unidos, está nomeado com «Feral» para Melhor Curta-metragem.

Havia uma grande expectativa sobre uma possível nomeação de Rodrigo Leão, com a banda sonora do filme «O Mordomo». O músico português ficou, contudo, de fora.

Rodrigo Leão não é o único «perdedor» das nomeações este ano. De fora, ficou Tom Hanks, que era apontado como candidato às nomeações para Melhor Ator Principal pelo papel em «Capitão Phillips» e para Melhor Ator Secundário em «Ao Encontro de Mr. Banks» e acabou por não levar nenhuma nomeação. Mas também Oprah Winfrey era apontada como uma das favoritas ao galardão de Melhor Atriz Secundária pelo desempenho em «O Mordomo» e não foi nomeada.

Os Óscares serão entregues este ano a 02 de março, um pouco mais tarde do que é costume, numa cerimónia apresentada pela atriz e apresentadora Ellen DeGeneres. Tal como habitualmente acontece, a TVI transmitirá a cerimónia em direto, que será também acompanhada, ao minuto, em tvi24.pt.