O filme «O Cheiro das Velas», realizado por Adriana Martins da Silva e protagonizado por Oceana Basílio e Joana Brandão, vai competir no Festival Internacional de Estudantes de Cinema de Hollywood, no fim de semana, nos Estados Unidos, escreve a agência Lusa.

«É motivo de orgulho e um sonho de qualquer realizador. Apesar de me identificar mais com o cinema europeu, é uma porta de entrada na grande indústria dos Estados Unidos», disse à agência Lusa a jovem cineasta Adriana Martins da Silva.

Segundo a realizadora, a sua curta-metragem «é a única portuguesa que vai estar no festival» e foi selecionada para competir na secção Drama/Ficção, estando a sua exibição prevista para sábado para o público e para o júri.

A edição deste ano do Festival Internacional de Estudantes de Cinema de Hollywood (International Student Film Festival Hollywood) conta com 74 filmes em competição, oriundos de 19 países, entre os quais Portugal, Áustria, Bélgica, Brasil, Holanda, Canadá, Reino Unido, Costa Rica, Egito e Alemanha.

Estreado em maio deste ano no Short Film Corner do Festival de Cannes, em França, «O Cheiro das Velas», que foi rodado, no ano passado, em Lisboa, faz parte do projeto final de curso de Adriana Martins da Silva na Escola Restart.

A película conta a história de duas meias-irmãs, filhas da mesma mãe e de pais diferentes, que se afastaram na adolescência e que, anos mais tarde, se reencontram para o aniversário da mãe, num «poderoso relato sobre a fluidez das fronteiras dos afetos».

O filme está a ter «uma muito boa aceitação» pelo público, realçou Adriana Martins da Silva, referindo que «só este mês tem sete exibições em três continentes».

Além do certame norte-americano, indicou que «O Cheiro das Velas» foi apresentado já este mês no Mumbai Women's International Film Festival, em Bombaim (Índia), e vai ser exibido na sexta-feira no Festival Internacional de Curtas-Metragens de Évora (FIKE).

Em agosto passado, a película ganhou o primeiro prémio na categoria de Ficção do Festival de Curtas-Metragens de Faro (FARCUME) e venceu o voto do público do PFShorts Fest, no Teatro Rápido, em Lisboa.

Teaser O cheiro das velas / The smell of candles from Adriana Martins da Silva on Vimeo.