A segunda parte da saga «Hunger Games - Chamas» dominou os MTV Movie Awards 2014 na noite de domingo em Los Angeles, nos EUA. A película recolheu os prémios de melhor filme e melhores atores para Jennifer Lawrence e Josh Hutcherson. «Hunger Games» derrotou nos prémios mais importantes «12 anos escravo», «American Bluff» ou «O Lobo de Wall Street».

Os MTV Movie Awards são uma entrega de prémios divertida e despretensiosa. Votada pelo público na internet, destaca os melhores do cinema em categorias curiosas como Melhor Beijo, Melhor Cena de Pancadaria e Melhor Cena Sem Camisa.

No Nokia Theatre, em Los Angeles, um vasto leque de famosos da música, do cinema e da televisão marcaram presença para ver quem ia levar para casa a estatueta da pipoca dourada.

Jared Leto foi o primeiro a subir ao palco, numa cerimónia que teve Conan O¿Brien como anfitrião. Depois de vencer o Óscar de Melhor Ator Secundário pela atuação em «Clube de Dallas», o vocalista dos 30 Seconds to Mars arrecadou o prémio MTV de Melhor Transformação. Afinal, abandonar a imagem de galã para se transformar num transexual com menos 13 quilos não é para todos.

Josh Hutcherson recebeu o troféu de Johnny Depp em nome da equipa de filmagem de «Hunger Games - Chamas» e homenageou Philip Seymour Hoffman, que morreu em fevereiro e que interpretava o papel de Plutarch Heavensbee na saga.

Hutcherson levou também para casa o troféu de melhor ator, enquanto a parceira Jennifer Lawrence, ausente da cerimónia, conquistou o título de melhor atriz.

Já Mila Kunis, além de noiva e grávida de Ashton Kutcher, conquistou a pipoca dourada de Melhor Vilão pelo papel de rainha má em «Oz: Mágico e Poderoso». Um detalhe: a atriz era a única mulher a concorrer na categoria. «Este é o melhor prémio que recebi, pois fui a única mulher a concorrer», afirmou Mila Kunis.

Entre os premiados da noite destaque ainda para, Mark Wahlberg, Channing Tatum, Rihanna, Brad Pitt e Orlando Bloom.

A cerimónia mais pop do cinema deixou a irreverência de lado e assumiu um tom mais sério, triste, na homenagem póstuma a Paul Walker. O momento foi apresentado por Jordana Brewster e com um vídeo narrado por Vin Diesel, amigos pessoais e colegas de elenco nos filmes da saga «Velozes & Furiosos». Walker e Diesel venceram na categoria de Melhor Dupla. Os atores destacaram, entre outras coisas, como Paul Walker se importava com os amigos e as ações humanitárias em prol das vítimas de desastres naturais.

Veja a lista completa dos vencedores em todas as categorias:

Melhor Transformação

Jared Leto, em Clube de Dallas

Melhor Ator de Comédia

Jonah Hill, em O Lobo de Wall Street

Melhor Vilão

Mila Kunis, em Oz: Mágico e Poderoso

Melhor Atuação Sem Camisa

Zac Efron, em That Awkward Moment

Melhor Beijo

Emma Roberts, Jennifer Aniston e Will Poulter, em We're the Millers

Melhor Ator

Josh Hutcherson, em Hunger Games ¿ Chamas

Melhor Atriz

Jennifer Lawrence, em Hunger Games ¿ Chamas

Melhor Cena de Pancadaria

Orlando Bloom e Evangeline Lilly vs. Orcs, em O Hobbit

Prémio Ator/Atriz Revelação

Will Poulter, em We're the Millers

Melhor Momento Musical

Backstreet Boys, Jay Baruchel, Seth Rogen e Craig Robinson, em This Is the End

Personagem favorita

Shailene Woodley, «Tris» em Divergente

Melhor Participação Especial

Rihanna, em This Is the End

Melhor Desempenho Assustador

Brad Pitt, em Guerra Mundial Z

Melhor Dupla

Vin Diesel e Paul Walker, em Velozes & Furiosos 6

Melhor Momento «What The F***»

Leonardo DiCaprio, em O Lobo de Wall Street

Melhor Herói

Henry Cavill, em Homem de Aço

Prémio Trailblazer

Channing Tatum

Prémio Geração

Mark Wahlberg

Melhor filme

Hunger Games ¿ Chamas