Ed Lauter, ator de filmes como «O Artista» e «As Voltas da Vida», morreu na quarta-feira, aos 74 anos, noticia a BBC News. Segundo o seu porta-voz, o ator norte-americano faleceu vítima de cancro do pulmão.

Ao longo de 45 anos de carreira no cinema, televisão e teatro, Lauter ficou principalmente conhecido por papéis de figuras severas ou vilões.

Em 1974, interpretou um sádico guarda prisional que procura castigar um antigo jogador de futebol americano (Burt Reynolds) em «Golpe Baixo». No «remake» do filme, em 2005 («Os Quebra Ossos»), Ed Lauter voltou a ter uma pequena participação.



Entre as mais recentes aparições no grande ecrã, conta-se a participação em «O Artista», o filme sensação dos Óscares em 2012. No filme mudo, a preto e branco, Lauter foi o mordomo da personagem principal feminina, Peppy Miller (Bérénice Bejo).



Ed Lauter continuou a trabalhar durante os últimos meses de vida e fez parte do elenco de várias produções ainda por estrear, como por exemplo «Blind Pass», de Steve Tatone, e «Becker's Farm», de Mark Roemmich.

Na televisão, um dos seus últimos papéis foi o de Dick Healey na versão norte-americana da série «Shameless - No Limite».