O ator norte-americano Robin Williams, que foi encontrado morto, esta segunda-feira, era um dos mais populares atores da sua geração.

Morreu o ator Robin Williams

Com 63 anos, a sua carreira foi distinguida com diversos prémios, incluindo um Óscar de Melhor Ator Secundário pelo seu desempenho em «O Bom Rebelde», de Gus Van Sant.

Natural de Chicago, o ator ficou conhecido tanto pelo seu registo em filmes de comédia como em «Papá Para Sempre», como pelos seus papéis em dramas como o mítico «O Clube dos Poetas Mortos».

Recorde aqui alguns dos seus melhores desempenhos na sétima arte.

1- O Bom Rebelde (1997) / Sean Maguire

Interpretou o psicólogo Sean Maguire num papel que lhe valeu o Óscar de Melhor Ator Secundário.



2- O Clube dos Poetas Mortos (1989)/ John Keating

Provavelmente o seu papel mais emblemático. Robin Williams é John Keating, um professor de métodos pouco convencionais que apaixonou milhares de espectadores em todo o mundo.



3- Bom dia, Vietname (1987)/ Adrian Cronauer

Nesta comédia dramática o ator é Adrian Cronauer, recrutado para fazer o programa de rádio das forças armadas norte-americanas, no Vietname.



4 - Papá Para Sempre (1993)/ Daniel Hillard - Mrs. Doubtfire

Williams interpreta Daniel Hillard, um pai dedicado que se disfarça de ama para poder passar tempo com os filhos.



5- O Estranho Mundo de Garp (1982)/ Garp

Na adaptação do romance de John Irving o ator teve um dos seus primeiros grandes papéis no cinema, dando vida à personagem principal que dá título ao filme, T.S. Garp.



6 - Câmara Indiscreta (2002)/ Seymour Parrish

Neste «trhiller» o ator é Seymour Parrish, um homem solitário que se vai cruzar na história de uma família e afetar as suas rotinas de forma drástica.



7- Despertares (1990)/ Malcolm Sayer

Aqui faz dupla com Robert De Niro, interpretando o neurologista Malcolm Sayer que, num hospital psiquiátrico, quer usar uma nova medicação para «despertar» os seus pacientes.