«Nada Tenho de Meu», a série que o realizador Miguel Gonçalves Mendes rodou com os escritores brasileiros Tatiana Salem Levy e João Paulo Cuenca, foi editada em livro e DVD, a apresentar esta quarta-feira, em Lisboa, escreve a agência Lusa.

«Nada Tenho de Meu - Diário de Viagem ao Extremo Oriente» nasceu de uma viagem do realizador e dos dois escritores no ano passado ao Oriente, a propósito do Festival Literário de Macau, e que inclui passagens por Hong Kong, Vietname, Camboja e Tailândia.

«[Em Macau] tivemos a ideia: porque não fazer um diário coletivo de viagem em que dois escritores e um realizador de culturas distantes, mas ao mesmo tempo também tão próximas, se confrontam com uma realidade que também é distante, mas que, ao mesmo tempo, também é próxima?», explicou o realizador à agência Lusa, na altura da viagem em Macau.

Das viagens e dos contactos com artistas e pensadores locais nasceu uma série de onze episódios, entre a ficção e o documentário, inspirados em relatos de viagem do século XIX, protagonizados por Miguel Gonçalves Mendes, Tatiana Salem Levy e João Paulo Cuenca.

Os episódios foram já exibidos online em Portugal e no Brasil e são agora reunidos num DVD - com os textos dos autores compilados num livro.

«No fundo é um encontro de três pessoas, que querem partilhar uma viagem e que decidiram com isto fazer um projeto artístico. Tem é um sistema interessante, porque à medida que vamos estar a fazer esta viagem, os episódios vão ser montados em Lisboa e vão poder ser vistos online, e as pessoas vão, de alguma forma, poder seguir a viagem que estamos a fazer», acrescentou o realizador.



«Nada Tenho de Meu» - frase adaptada de um texto de Camilo Pessanha - será apresentado na quarta-feira, na FNAC Chiado, em Lisboa, por Nuno Artur Silva, com Miguel Gonçalves Mendes e Tatiana Salem Levy.

Na sexta-feira, a série estreia-se na RTP2 e, no dia 26, estará online nos canais do portal Sapo em Portugal, Angola, Moçambique, Cabo Verde e Timor Leste.

Miguel Gonçalves Mendes rodou «Nada Tenho de Meu» depois de ter feito o documentário «José & Pilar».

Atualmente repartido entre Portugal e o Brasil, onde tem estado a trabalhar, Miguel Gonçalves Mendes prepara ainda o documentário «O Sentido da Vida» e tem em carteira a adaptação para cinema de «O Evangelho Segundo Jesus Cristo», romance de José Saramago.