O filme «Boyhood: Momentos de Uma Vida» foi o grande vencedor da cerimónia dos Globos de Ouro que decorreu este domingo, ao vencer em três categorias e ao arrecadar o prémio mais desejado da noite, o Globo de Melhor Filme.

A obra, que acompanha o crescimento de um rapaz ao longo de 12 anos, venceu ainda o Globo de Melhor Realização, atribuído a Richard Linklater, e o de Melhor Atriz Secundária de Drama, que distinguiu Patricia Arquette.



Eddie Redmayne venceu o Globo de Melhor Ator de Drama pela sua interpretação em «A Teoria de Tudo», onde encarna o conceituado físico Stephen Hawking. Já o Globo de Melhor Atriz de Drama foi atribuído a Julianne Moore, pelo seu papel em «Still Alice».

Na categoria de Melhor Filme do género Comédia ou Musical o vencedor foi «O Grande Hotel Budapeste», de Wes Anderson, que deixou para trás o favorito «Birdman».

Amy Adams juntou outro Globo de Ouro ao currículo, depois de ter sido distinguida o ano passado, ao conquistar o Globo de Melhor Atriz em Comédia ou Musical pelo seu desempenho no filme «Big Eyes».  Michael Keaton, o protagonista de «Birdman» foi considerado o Melhor Ator em Comédia ou Musical.

Estava nomeado para sete categorias e era tido como favortio, mas «Birdman», do mexicano Alejandro González Iñárritu, acabou por levar apenas duas estatuetas para casa. Além de Michael Keaton ter sido distinguido, o filme foi premiado na categoria de Melhor Argumento.

Na televisão, «The Affair» foi considerada a Melhor Série de Drama e viu a sua atriz principal, Ruth Wilson, conquistar o Globo de Melhor Atriz de Série de Drama.



Já o Globo de Melhor Ator de Série de Drama foi para Kevin Spacey, pelo seu papel em «House of Cards».

«Transparent», por sua vez, foi premiada na categoria de Melhor Série de Comédia e deu ao protagonista, Jeffrey Tambor, o Globo de Melhor Ator de Série de Comédia.

Gina Rodriguez, de «Jane the Virgin», subiu ao palco para receber o Globo de Melhor Atriz de Série de Comédia e protagonizou um dos discursos mais emocionados da noite.



A série «Fargo» levou para casa dois Globos De Ouro: o de Melhor Minissérie de Televisão e o de Melhor Ator de Minissérie de Televisão, atribuído a Billy Bob Thornton.

Maggie Gyllenhaal venceu o Globo de Melhor Atriz em Minissérie de Televisão pelo seu papel  em «The Honorable Woman».

Houve ainda tempo para homenagear George Clooney que recebeu um prémio honorário pela sua carreira na sétima arte. O ator norte-americano fez um dos discursos da noite, no qual aproveitou para fazer uma declaração de amor à mulher, Amal.



A noite foi de gala, mas não esqueceu os momentos trágicos que se viveram esta semana em Paris, com vários atores a exibirem cartazes com a frase «Je Suis Charlie».



A 72.ª edição dos Globos de Ouro decorreu este domingo em Los Angeles, Califórnia, numa apresentação a cargo das atrizes e humoristas Tina Fey e Amy Poehler.