No dia em que o mundo conheceu a morte de Nelson Mandela, numa sala de cinema londrina, assinalava-se em antestreia mundial o filme «Mandela: Long Walk to Freedom» («Mandela: Longo Caminho Para a Liberdade»), um biopic baseado no livro autobiográfico com o mesmo título.

O filme do realizador Justin Chadwick é protagonizado por Idris Elba no papel de Nelson Mandela e Noamie Harris como Winnie Mandela.

A antestreia londrina contou com a presença de Kate Middleton e o príncipe William. O casal real foi discretamente informado da morte de Nelson Mandela quando filme acabou. A informação chegou a toda a sala onde, segundo a imprensa inglesa, foram feitos dois minutos de silêncio em memória de Madiba, cuja vida tinha ali acabado de ser visionada.

Uma das filhas de Mandela, Zindzi Mandela, esteve presente nesta antestreia mundial. E outra filha, Zenani, tinha acabo de ver o filme antes do evento.

O biopic traça o retrato da vida do líder sul-africano, desde criança até aos 27 anos de prisão antes de se tornar no primeiro presidente negro do país.

«Mandela: Long Walk to Freedom» tem data de estreia prevista para janeiro de 2014.