A responsável pela componente de palestras e workshops da segunda edição do Madeira Film Festival, Elsa Gouveia, considerou que a iniciativa foi «um êxito» e «excedeu as expectativas».

«O festival foi um êxito, correu muito bem, excedeu as expectativas e as pessoas convidadas manifestaram também a sua satisfação por estarem na Madeira e participarem neste evento, nos vários convívios e contactos com os locais», disse Elsa Gouveia à agência Lusa.

O Madeira Film Festival é uma iniciativa independente dirigida pelo escocês Aitken Pearson e tem como tema a Floresta da Laurissilva (cuja maior mancha no planeta se situa na região), declarada Património Natural da Mundial pela UNESCO em 1999.

O festival é composto pela exibição de filmes e realização de palestras, workshops e concertos, trazendo à região atores e realizadores de cinema, entre outras personalidades ligadas ao mundo artístico.

Elsa Gouveia salientou que os workshops foram «muito concorridos», dando como exemplo os de José Augusto, «Astrologia, Cinema e Astrologia», de Nicolau Breyner, «Representação», de Patrícia Vasconcelos, «Casting», e de Gwene Alston, «Mocamedia, como um realizador independente consegue colocar o seu filme nas audiências».

A organizadora lembrou que o festival de cinema teve como palco o Teatro Municipal Baltasar Dias e recordou que a componente social aconteceu no Reid's Palace Madeira, tendo algumas das ações constituído uma oportunidade para a divulgação de produções tradicionais como o vinho e o bordado da Madeira, oferecidos aos convidados.

Quanto ao projeto educativo, Elsa Gouveia salientou que a edição deste ano contou com a participação de 18 vídeos, vindos de 20 escolas. A iniciativa envolveu escolas secundárias e profissionais, a Universidade da Madeira e parcerias internacionais como foi o caso da escola de cinema e vídeo CALARTS - California Arts Institute, dos Estados Unidos.

Foram exibidos cerca de cinco dezenas de filmes de 16 países, como foi o caso de «The Hunter», na sessão de abertura, «The Cove», «Cane Toads» e «Life Size Memories».