A Liga Católica dos Estados Unidos está a insurgir-se publicamente contra o filme «Os Três Estarolas» pela forma como as personagens das freiras aparecem no filme.

O primeiro caso referido pela maior associação de católicos dos EUA foi uma freira a usar um biquíni como um largo terço no peito. A modelo Kate Upton sai de uma piscina assim vestida.

A outra freira polémica é desempenhada por Larry David e, além da personagem representada, o nome de Irmã Mary-Mengele não caiu bem, pois o sobrenome era também o do nazi Josej Mengele.

«Em 1950, Hollywood evitava por regra piadas rudes e respeitava a religião. Hoje especializa-se em brejeirices e enxovalha a religião, especialmente o catolicismo», disse Bill Donohue. Citado pelo «The Hollywood Reporter», o presidente da Liga Católica frisou que o filme de Peter e Bobby Farrelly não se limita a ser um remake do original dos anos 1950.

A Fox reagiu dizendo que o filme mantém «o espírito da série original» e destaca o «sentido de comédia» desta produção: «As freiras a que o senhor Donohue se refere são, de facto, personagens afetuosas, heroicas, apesar de incluídas numa comédia muito abrangente.»

«Os Três Estarolas» tem estreia marcada em Portugal para Junho deste ano.