O filme «Quarta Divisão», de Joaquim Leitão, foi selecionado para o Festival des Films du Monde, que decorre entre os dias 22 de agosto e 2 de setembro, em Montreal, no Canadá, escreve a agência Lusa.

«Quarta Divisão» vai ser exibido no festival de Montreal, na secção Focus on World Cinema.

Produzido por Tino Navarro, que também assina o argumento, o filme tem como ponto de partida o desaparecimento de um rapaz de nove anos de um colégio privado. A atriz Carla Chambel interpreta o papel da agente da polícia que lidera a investigação do caso.

Do elenco fazem ainda parte Cristina Câmara, Paulo Pires, Sabri Lucas, Adriano Luz, Martim Barbeiro, Filipe Vargas e João Baptista.

Rodado em 2012, o filme contou com 700 mil euros do Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA), no âmbito dos programas de 2010 de apoio à produção.

Joaquim Leitão, 56 anos, é o realizador de filmes como «Duma Vez Por Todas» (1987), «Adão e Eva» (1995), «Inferno» (1999), «20,13» (2006) e «A Esperança Está Onde Menos Se Espera» (2009).

Com «Comboio Noturno Para Lisboa», de Bille August (co-produção), e «O Bairro», de Jorge Cardoso, Lourenço Mello, José Manuel Fernandes e Ricardo Inácio, «Quarta Divisão» foi o terceiro filme de produção nacional mais visto nas salas portuguesas, durante o primeiro semestre deste ano.