Hollywood já começou a distribuir prémios para alguns dos melhores filmes do ano. A 17ª gala dos Hollywood Film Awards realizou-se na segunda-feira, em Bervely Hills, e distinguiu filmes como «Gravidade», «O Mordomo», «Dallas Buyers Club», «Agosto em Osage» e «Além da Escuridão: Star Trek».

Sandra Bullock foi premiada pelo papel de astronauta no thriller especial de Alfonso Cuarón, «Gravidade», recebendo o troféu de Melhor Atriz Principal, enquanto que Matthew McConaughey foi considerado o Melhor Ator Principal pelo desempenho em «Dallas Buyers Culb», a história verídica de um seropositivo que luta pelo livre acesso a medicamentos para o tratamento do VIH.

Os prémios para melhores atores secundários foram parar às mãos de Jake Gyllenhaal («Raptadas») e Julia Roberts («Agosto em Osage»). Este último filme, que conta ainda com as participações de Juliette Lewis, Chris Cooper, Margo Martindale, Dermot Mulroney, Julianne Nicholson e Misty Upham, foi também distinguido com o prémio para Melhor Elenco.

E se o troféu para Melhor Realizador para Lee Daniels, por «O Mordomo», não surpreende, por este já ser um dos filmes favoritos às nomeações para os Óscares, o mesmo não se pode dizer do vencedor na categoria de Melhor Filme nos Hollywood Film Awards. É que «Além da Escuridão: Star Trek» dificilmente conseguirá repetir tamanho feito na mais importante cerimónia de prémios de Hollywood.

Julie Delpy, Ethan Hawke e Richard Linklater ganharam o prémio de Melhor Argumento, pela história de «Antes da Meia-Noite», o terceiro capítulo da história de amor de Celine e Jessie.

Jared Leto, Steve McQueen e Lupita Nyong'o foram outros dos premiados na 17ª gala dos Hollywood Film Awards.