JK Rowling vai estrear-se como argumentista para cinema, assinando a história de uma nova série de filmes baseados no universo de «Harry Potter», noticia a BBC News.

«Fantastic Beasts and Where to Find Them» («Monstros Fantásticos e Onde Encontrá-los») será o título do primeiro capítulo da nova saga. Este é o nome de um livro fictício escrito por Newt Scamander, uma personagem da obra «Harry Potter e a Pedra Filosofal». Newt foi também o pseudónimo da própria JK Rowling aquando do verdadeiro lançamento de «Monstros Fantásticos e Onde Encontrá-los» em 2001.

Em comunicado divulgado pelos estúdios Warner Bros., Rowling explicou que aceitou o desafio de escrever pela primeira vez para cinema por sentir-se «demasiado protetora» do seu próprio trabalho, e que ninguém melhor do que ela conheceria o universo de «Harry Potter» e o livro de Newt Scamander para os adaptar ao grande ecrã.

No entanto, a autora esclareceu que o novo filme não será nem uma prequela, nem uma sequela, da saga que terminou em 2011 com «Harry Potter e os Talismãs da Morte: Parte 2».

«Embora tome lugar no mundo de feiticeiros e bruxas onde fui tão feliz durante 17 anos, "Fantastic Beasts and Where to Find Them" não é uma prequela, nem uma sequela, da série "Harry Potter". Será, sim, uma extensão desse mundo de magia», disse.

JK Rowling é uma das mais famosas e bem sucedidas escritoras das últimas décadas, vendendo mais de 450 milhões de cópias dos sete livros de «Harry Potter». Nos cinemas, os oito filmes faturaram cerca de 5,8 mil milhões de euros nas bilheteiras de todo o mundo.

Por agora, desconhece-se quando começará a produção de «Fantastic Beasts and Where to Find Them», nem existe ainda previsão de estreia nos cinemas.

Segundo a BBC News, a Warner Bros. confirmou ainda que assegurou a distribuição, fora do Reino Unido, da série televisiva que adaptará o primeiro romance policial de JK Rowling, «Uma Morte Súbita», livro lançado em 2012.