O novo filme da saga «Star Wars» vai ser protagonizado pelos velhos conhecidos Luke Skywalker, princesa Leia e Han Solo, interpretados por Mark Hamill, Carrie Fisher e Harrison Ford, respetivamente. Desde o anúncio de que a Disney produziria os novos filmes da saga que se têm ouvido rumores sobre o iminente «Star Wars: Episódio VII», mas agora o site The Hollywood Reporter divulgou uma grande quantidade de informações sobre a produção, que parece levar o filme para uma direção bastante diferente daquela que se esperava.

Com realização de J.J. Abrams, a nova película vai recuperar os protagonistas da trilogia original, ao invés de personagens novas e mais jovens como era esperado. O blog «Heat Vision», do site THR, refere que a mudança se deu após a demissão do guionista Michael Arndt devido a divergências com o realizador. Arndt queria os filhos de Luke, Leia e Han como protagonistas, enquanto Abrams preferia trazer de volta o próprio trio para «que a audiência pudesse aproveitar as personagens mais uma vez antes de uma necessária despedida».

Após a intervenção do próprio criador da saga, George Lucas, o estúdio preferiu a abordagem de Abrams e Arndt foi retirado do cargo. Seguiu-se a contratação de Lawrence Kasdan, que já tinha trabalhado com Lucas na trilogia original, para reescrever o guião ao lado de Abrams. Agora Luke, Leia e Han deverão protagonizar «Episódio VII», enquanto os filhos das personagens aparecerão em papéis de apoio para tomar a função de protagonistas apenas nos dois capítulos seguintes da trilogia. Devido à mudança drástica de guião, muitas das personagens que seriam utilizadas por Arndt serão excluídas do filme e novas personagens serão criadas, o que significa que muitos dos atores antes considerados não terão mais espaço na película.

Por causa da troca de guionistas, a primeira fase da nova trilogia de «Star Wars» tem a estreia adiada, mas mantém-se em 2015: agora o filme chega aos cinemas norte-americanos no dia 18 de dezembro.