«Gravidade», o novo filme de Alfonso Cuarón, protagonizado por George Clooney e Sandra Bullock, vai abrir o Festival de Cinema de Veneza a 28 de agosto.

A película acompanha dois astronautas que ficam à deriva no espaço depois de um acidente que destrói o seu space shuttle.



Cuáron regressa ao festival que premiou duplamente o seu filme «E a Tua Mãe Também», em 2001, com os galardões para Melhor Argumento (Alfonso e Carlos Cuáron) e Melhores Jovens Atores (Gael García Bernal e Diego Luna).

Para já, «Gravidade» é o único título confirmado para a 70ª edição do festival de Veneza. O cartaz completo de filmes em exibição e competição deverá ser conhecido ao longo das próximas semanas.

Porém, a BBC News adianta que «Under the Skin», com Scarlett Johansson, e «12 Years a Slave», de Steve McQueen e com Brad Pitt e Michael Fassbender, são alguns dos filmes que deverão estrear durante o festival italiano.

O júri, que atribuirá, entre outros prémios, o tão cobiçado Leão de Ouro, será presidido por Bernardo Bertolucci.

Outra certeza é a de que William Friedkin, realizador de «O Exorcista» e «Os Incorruptíveis Contra a Droga», será agraciado com o Prémio Carreira.

O 70º Festival de Cinema de Veneza encerra a 7 de setembro.